quinta-feira, 12 de junho de 2008

Comemoração 20 anos de Ferrari F40, no Japão

Em 1987 o cenário para a Ferrari não era bonito. A marca italiana vinha enfrentando problemas nos esportes motores, seu “Cavallino Rampante” já não impunha mais o medo nas pistas que um dia havia imposto, e fora delas, o carro esporte em destaque era o Porsche 959, uma versão brutal do 911. O Comendador Enzo Ferrari tinha 90 anos, estava cansado e consciente de que não viveria muito, resolveu então comissionar sua última Ferrari.

Foi neste cenário que nasceu um dos carros mais fantásticos de todos os tempos, a Ferrari F40, e apesar de não estar entre os carros clássicos mais valorizados da marca italiana, está certamente entre os mais marcantes.

Era um carro moderno que aplicava intensamente Kevlar, Fibra de Carbono e Alumínio, para manter a rigidez enquanto economizava peso, mas era rústico ao ponto de não ter macetas internas, reza a lenda que as portas eram abertas por dentro com o uso de cordinhas. Ah… os primeiros modelos tinham janelas fixas também.

Mas todo este preâmbulo foi para falar de mais um feito ocorrido no Japão. A maior reunião de F40s da história, que ocorreu ano passado em comemoração aos 20 anos de lançamento do carro. Em uma das fotos eu pude contar 33 F40s, que à uma cotação média a US$ 450.000,00 por unidade, totalizou-se um “encontro” de pouco menos de US$ 15 milhões em carros!




Nenhum comentário: